Educação em Mato Grosso Colonial
sinopse
As ideias, reflexões e histórias escritas nesse livro – Educação em Mato Grosso Colonial: práticas educativas, civilidade, escolarização – resultam principalmente de pesquisas, demandas e indagações de colegas, professores, alunos da graduação, pós-graduação e demais pesquisadores que, por serviços de orientação, ensino, extensão em pesquisa em fontes documentais sobre Mato Grosso, especialmente aqueles que estudam o período colonial junto aos acervos bibliográficos impressos de obras raras e fontes disponíveis no Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR), Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), órgão consolidado como colecionador e referenciador de fontes históricas, em cuja área técnica e científica a autora também exerce a função de historiadora.
Verificou-se que grande parte das investigações temáticas tratava de assuntos relacionados com a instalação da capitania de Mato Grosso, à igreja, aos religiosos e às irmandades religiosas, mas também aos saberes, ofícios, bons costumes, ao poder metropolitano, a governabilidade dos capitães-generais, edificações e fortificações, militarização, etnias, relações entre as fronteiras América portuguesa e América espanhola, dentre outros.
A obra trata-se de uma verdadeira História da Educação em Mato Grosso e não virá apenas preencher uma lacuna na historiografia regional. Será, temos certeza, uma obra de referência, um novo olhar pedagógico sobre a nossa História.
- Título: Educação em Mato Grosso Colonial – Práticas Educativa – Civilidade – Escolarização
- Autora: Profa. Dra. Nileide Souza Dourado
- Ilustrações de capa e miolo: Carlos Pina
- ISBN: 978-65-9902-563-1
- Número de páginas: 220
autora
Profa. Dra. Nileide Souza Dourado
o que nós fizemos
Projeto gráfico, edição e tratamento de imagens, diagramação e arte de capa.