Apresentação

VII CIPA Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sediará, de 17 a 20 de julho de 2016, o VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VII CIPA) – promovido em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOGRAPH) – que tem como tema Narrativas (Auto) biográficas: conhecimentos, experiências e sentidos.

Trata-se de uma iniciativa acadêmica que criou no Brasil, um fórum internacional sobre estudos e pesquisas centrados nas narrativas autobiográficas e biográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação e formação.

Contou ao longo de suas edições (I CIPA, PUCRS-Porto Alegre, 2004; II CIPA, UNEB-Salvador, 2006; III CIPA, UFRN-Natal, 2008; IV CIPA, USP-São Paulo, 2010; V CIPA, PUCRS-Porto Alegre, 2012; VI CIPA, UERJ-Rio de Janeiro, 2014) com a participação significativa de pesquisadores, redes de investigadores, associações científicas e universidades brasileiras e estrangeiras, interessados na pesquisa (auto)biográfica, o que tem contribuído para instituir espaços de internacionalização da produção científica desenvolvida no Brasil. Igualmente, tem contado com a participação de estudantes de pós-graduação e de graduação, professores da escola básica e integrantes de movimentos sociais.

Conhecer, experimentar e atribuir sentidos, tais são as dimensões temáticas propostas como organizadoras do VII CIPA. Prolongando os investimentos dos encontros anteriores quer valorizar o exame atento das narrativas (auto)biográficas como portadoras de saberes, práticas e significações. Como fontes para a produção de conhecimentos nas diversas áreas científicas e artísticas as narrativas exprimem sempre uma multiplicidade de processos pelos quais a vida se faz, sob a forma de experiências que traduzem, produzem ou configuram sentidos. Ao unir os três verbos que remetem às idéias centrais da proposta do encontro quer-se impelir a reflexão, na perspectiva de combinações que permitam perguntar-se sobre a natureza dos conhecimentos advindos das narrativas, sobre as conexões entre as diversas modalidades de conhecimentos que se narra e que se vive. Pretende-se, justamente favorecer a apreensão de especificidades que se exprimem nos atos de viver e narrar. Criação científica, experiências de vida, invenções artísticas ou do cotidiano em suas diversas temporalidades, espaços, formas de registro e alcance apresentam-se integrando alguns dos eixos temáticos que agruparão os trabalhos. Poder, resistência, diálogos, diversidades integram outros eixos. Espera-se que frutifiquem as análises e produções que operem cruzamentos entre as três dimensões aludidas preservando o máximo de atenção possível ao rigor metodológico que tem fortalecido a pesquisa (auto)biográfica no Brasil desde os primórdios do CIPA.

Seja Bem-Vindo ao VII CIPA em Cuiabá!

Conceição Passeggi
Presidente da BIOgraph

Filomena de Arruda Monteiro
Presidente do VII CIPA

Entidades Promotoras

Organização| Co-Organização|Financiamento|Apoio Institucional|Apoio Local
  • Biograph logo